quarta-feira, 22 de junho de 2011

Novo PC: O Que Comprar?

nerd computador antigo
Ando para reformar o meu PC já há algum tempo e convém saber que componentes comprar para que o novo PC não fique desatualizado em pouco tempo.

Em boa hora o Blog da MCo fez um post bastante completo a aconselhar que componentes devem ser comprados neste momento. Não vou transcrever o que está escrito, quem quiser ler o artigo é só seguir o link anterior, mas vou por aqui as noções centrais sobre que componentes para PC comprar neste momento.
  • Processador: Se não for para jogar jogos muito puxados os Core i5 ou Phenom II X4 servem mas se for para puxar pelo processador então os recomendados são os Core i7 e Phenom II X6.
  • Motherboard: A Intel tem três grandes tipos: 1155 , 1156 e 1366 sendo que a 1156 é a mais versátil e a que terá a melhor relação preço / capacidade.
  • Memória RAM: A escolha cai sobre DDR2 ou DDR3 sendo que a última é a mais performante mas também a mais dispendiosa até mesmo porque requer motherboards que a suportem.Quanto aos MHz 1333 é um bom número sendo que mesmo assim ainda tem opções superiores. Falando da capacidade passo a citar: "Não vale a pena ultrapassar os 4 GB (6 GB no que diz respeito à RAM DDR3 de canal triplo), sobretudo se a instalação do sistema operativo Windows for de 32 bits, por ser incapaz de aproveitar a totalidade da memória disponível."
  • Placa Gráfica: As de gama baixa são de evitar se joga jogos que vão exigir muito da placa, as melhores são muito caras mas convém não ser forreta neste departamento senão passado dois anos vai ter que ir comprar outra para poder jogar jogos atuais, a EVGA GeForce GTX460 1GB GDDR5 e uma boa placa de gama média.
  • Fonte de Alimentação: Muita gente acha que este componente é irrelevante mas estão enganados, ele é vital para o bom funcionamento dos componentes e convém ser certificada para a norma 80 Plus, um valor entre 400 e 600 watts é normalmente suficiente.
Estude bem a folha de preços dos componentes para fazer um PC novo, normalmente encontram-se sempre bons negócios em relação preço / performance.

Um comentário: