terça-feira, 5 de julho de 2011

Blogger ou Wordpress: Qual Escolher?

logotipo blogger e wordpress
As plataformas Blogger e Wordpress são os sistemas de blogging mais populares, saiba escolher o que melhor se adapta ás suas necessidades.

Para mim o Blogger e o Wordpress só têm em comum o facto de servirem para gerir blogs porque os dois são completamente diferentes, um neste momento é uma excelente ferramenta de comunicação e o outro tem excelentes características de CMS e SEO através dos plugins que existem.

Basicamente quem tem pouca experiência deve começar pelo Blogger e quem já percebe um pouco de html e de boas práticas para webmasters deve avançar para o Wordpress. No meu caso particular eu uso Wordpress para a grande maioria dos meus sites mas escolhi o Blogger para o meu blog pessoal porque é uma ferramenta de comunicação out of the box muito melhor que o Wordpress.

No Blogger não é preciso instalar nada, apenas tem que criar uma conta, ao criar essa conta fica automáticamente com um perfil que é muito bom para comunicar com outros bloggers (a maioria das pessoas que blogam em português usam o Blogger) a interface é fácil de usar e o desenho hoje em dia é incrivelmente fácil de manipular, ainda por cima aceita um domínio privado sem ter nenhum custo adicionado.

No Wordpress a opção grátis é muito limitadora e se for para usar como um simples blog aí é melhor ir para o Blogger, se for para usar a pensar em SEO aí vale a pena pagar ou fazer um instalação de Wordpress. Os plugins que tem à sua disposição são quase infinitos e existem alguns que são absolutamente cruciais para otimizar a sua posição nos resultados em motores de busca.

A escolha é fácil, se não tem grandes conhecimentos ou só precisa de uma ferramenta de comunicação escolha o Blogger, se precisa de algo mais elaborado, personalisável e direcionado para o SEO escolha o Wordpress sem ser na versão grátis em wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário