
Cada vez mais o javascript é uma parte integrante de websites e surgem várias aplicações cruciais que precisam de carregar ficheiros .js para funcionar como o Google Analytis, o Plus One, AdSense e muitas mais. Para cada um destes ficheiros o seu browser tem que fazer uma ligação externa para os abrir e muitas vezes os próprios ficheiros javascript são enormes.
Sendo assim é muito importante otimizar o carregamento de todos os seus ficheiros externos para melhorar a velocidade do carregamento das páginas que hoje em dia é um fator importante para o SEO.
Depois de fazer alguma pesquisa cheguei à conclusão que é melhor por todos os seus carregamentos de ficheiros javascript externos na head da página porque assim eles serão carregados antes da página abrir e quando chegar à parte de carregar o aplicativo que os vai usar eles já estão carregados e prontos a ser usados.
Se os colocar dentro do body eles serão carregados quando o browser chegar a essa parte da página o que vai fazer com que a página não carregue tão suavemente.
Se pegarmos em exemplos práticos eles reforçam esta ideia:
- Google Analytics: O código deixou de ser colocado no fundo do documento e passou a ser colocado dentro da head
- Google Plus One: A chamada para o ficheiro javascript que faz o botão funcionar é colocado na head
Yahoo! usa no final do body por padrão, até onde sei.
ResponderExcluirPode ser colocado onde quiser e cada um terá as suas técnicas mas o local onde coloca vai ditar a ordem de carregamento.
ResponderExcluirDo que tenho reparado até há pouco tempo eram maioritariamente colocados dentro ou depois da tag body, talvez para não atrasar o carregamento da página, mas a verdade é que se começa a ver esta alteração de passar para a dentro da head ficheiros que sejam ligados a aplicativos como botões de partilha.