terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PageRank: O Que É?

Saiba o que é o PageRank. Informação sobre o algoritmo que o Google usa para avaliar páginas e dicas para melhorar o PR.

A maioria dos bloggers ou webmasters já ouviu falar do PageRank mas poucos sabem ao certo o que é e como é calculado. Este valor é usado para medir a importância de uma página individual ou site e também dá ao visitante uma ideia da confiança que pode depositar nesse site ou na página que está a visitar.

Como ver o PageRank

O valor de PR de uma página pode ser visto através da barra de ferramentas do Google ou através de plugins para navegadores como o Firefox e o Chrome. Este valor é representado através de uma barra verde que vai desde 0 a 10 sendo que poucas são as páginas no mundo que têm PageRank 10.

Existem também alguns sites que permitem ver o valor de um determinado endereço, basta fazer uma busca por PageRank no Google e verá alguns sites em que pode fazer esta pesquisa para ver o valor.

Como Melhorar o PR

Uma página ganha mais PageRank quando tem links de outras páginas importantes, é assim que o Google determina a importância de uma página, mas as coisas não são assim tão simples.

É melhor uma página ter 4 links de outras páginas com PR 4 do que 10 links de páginas com PR 0. Isto acontece porque as páginas que têm um PR mais elevado têm uma reputação melhor e são mais credíveis, se todas as páginas contassem o mesmo então bastava os webmasters criarem domínios ou subdomínios indefinitivamente e fazer links para os sites que quisessem promover e assim o número se sites e blogs de spam iria subir em flecha.

Tipos de PageRank Explicados

  • PR0: Site muito novo sem links ou com penalização.
  • PR1: Site com poucos links importantes.
  • PR2: Este é o PageRank "normal" de um site ou blog não muito popular mas que já indica alguma estabilidade.
  • PR3: Site que começa a ganhar alguns links importates.
  • PR4: Indica já um bom nível de importância e influência.
  • PR5: A partir daqui os sites e blogues começam a ser vistos como uma fonte reputável de artigos e conteúdo e já têm uma importância significativa.
  • PR6, PR7, PR8, PR9 e PR10: Quanto mais alto é o PageRank mais peso tem a página e é nestes valores que estão alguns dos maiores sites, o YouTube tem PR9 e o Google Br tem PR8 por exemplo.

Um comentário:

  1. Creio que o pagerank assim como varias outras ferramentas de medição de pontos dos sites sejam sim importantes, não so o pagerank mais sim uma media entre todas essas ferramentas...

    Muito bom o conteudo do blog

    ResponderExcluir